Analista de Safras de Mercado destaca momento interessante para comercialização do café no Cafeína

O ano começou com muitas perguntas sobre a safra 2024. Os impactos do fenômeno El Niño trouxeram incerteza e insegurança para os produtores. Mas a maior pergunta, que talvez seja a mais difícil de ser respondida, é sobre como fica o mercado para essa temporada?

Afinal de contas, as oscilações e o cenário em campo reafirmaram uma certa imprecisão do mercado quando o assunto é preço.

O analista de mercado de Safras e Mercado, Gil Barabach, em entrevista ao podcast Cafeína, destacou que vários pontos atingiram a cadeia. Segundo ele, o momento traz hesitação como questões geopolíticas que despertam uma postura mais conservadora dos agentes financeiros.

“Paralelo a isso, temos a revisão para baixo na produção mundial do ano passado, de 2023, por conta da frustração na produção do Vietnã. Então isso fez com que o preço do Robusta no mercado internacional subisse. Outro fator foi o conflito no Mar Vermelho, que encareceu a rota que vem da Ásia para a Europa, impactando mais uma vez o preço do Robusta”, pontua Gil.

O analista lembra que o momento é interessante para o cafeicultor com bons preços surgindo. No entanto, observar o contexto e acompanhar o mercado é o caminho.

“Temos um momento de volatilidade grande nos preços, principalmente no mercado externo e essa volatilidade é de alta, ou seja, é um momento favorável para o produtor de café”, ressalta.

Já em relação às incertezas climáticas que surgiram ao longo da safra e que ainda podem surpreender, ele lembra que bons preços sem café, não servem.

“É que não adianta você ter preço alto e não ter produto. Primeiro tem que ter produto e se vier produto com preço alto, melhor ainda. E hoje, o que podemos afirmar é que estamos em uma situação, “aonde” existe uma expectativa que o produtor tenha mais café este ano. O preço, se não é aquele preço que ele viu há um ano ou dois, ainda é um preço interessante”, destaca.

Vale destacarmos que o cenário além de positivo, também abre grandes janelas e oportunidades para o cafeicultor em termos de comercialização.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!